Filme sobre o escritor Lima Barreto estreia na Mostra SP no dia 24

O longa-metragem “Noite e Dia – Lima Barreto, Obra e Vida” (2023, 115 min), escrito e dirigido pelo cineasta Rodrigo Grota, terá a sua primeira exibição pública no próximo dia 24/10, às 21h20, na Sala 1 do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, com presença de parte do elenco e equipe. Realizado pela Kinopus, produtora sediada em Londrina, no Norte do Paraná, o filme foi selecionado para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que será realizada de 19/10 a 01/11 em diversos cinemas e espaços da capital paulista. Financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o filme irá estrear no Canal Curta! em 2024.


Primeiro documentário sobre Lima Barreto
Trata-se do primeiro documentário a ser produzido sobre o escritor, jornalista e cronista carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), uma das figuras centrais da literatura brasileira no século 20, autor de obras como os romances Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909), Triste Fim de Policarpo Quaresma (1911), Clara dos Anjos (1922/1948), além de uma série de crônicas, contos, e textos jornalísticos e memorialísticos, como o Diário do Hospício (1920/1956): “Queríamos estrear o filme em novembro do ano passado, quando muitos eventos iriam celebrar o centenário de falecimento do autor. Mas devido à pandemia, o filme foi finalizado somente em 2023”, explica o produtor do filme, Guilherme Peraro.

Produzido ao longo de cinco anos, “Noite e Dia” mescla material de arquivo, entrevistas e cenas ficcionais criadas a partir do universo estético do escritor. No elenco, os atores Luan Valero e Tiago Daniel interpretam Lima aos 33 e aos 18 anos, respectivamente. As cenas de Clara dos Anjos foram criadas com a atriz Luli Rodrigues interpretando a personagem que dá nome ao romance. Já Policarpo Quaresma foi interpretado pelo ator Guilherme Kirchheim, enquanto Thainara Pereira deu corpo e voz à irmã do autor – Evangelina de Lima Barreto. Gustavo Garcia interpretou Cassi Jones, e Adriano Gouvella foi o narrador do romance Clara dos Anjos.

“Um dos objetivos do filme era criar cenas ficcionais que dialogassem com a estética do Lima Barreto no sentido mais amplo, e não somente ilustrativo. Criamos cenas a partir de contos, romances, crônicas, textos pessoais, sempre a partir de uma linguagem não realista, tentando ressaltar aspectos da obra do autor como a dissonância, a fluidez e certo aspecto onírico”, explica Rodrigo Grota, cineasta responsável por uma série de retratos biográficos no cinema e na TV, que inclui os curtas “Booker Pittman” (2008), “Hauro Ohara” (2010), “Andrea Tonacci” (2013) e “O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto” (2014); os longas “O Homem Crocodilo” (2024) e “Sebastião Leme, o fotógrafo inventor” (2024); além das séries de TV “Cientistas Brasileiros” (2023) e “Libertárias – Mulheres Inspiradoras na História do Brasil” (2024).  

Com direção de fotografia de Anderson Craveiro, André Senna e Carlos Ebert, e trilha sonora original de Otavio Santos, “Noite e Dia” foi filmado em Londrina, Rio de Janeiro e São Paulo, apresentando entrevistas com 13 especialistas que relembram e discutem aspectos biográficos e estéticos da obra de Lima, como os professores Augusto Massi, da USP; Beatriz de Resende, da UFRJ; além de artistas e pensadores como o escritor Tom Farias, o ator e diretor Hilton Cobra, e o músico e professor Salloma Salomão: “O nosso objetivo era produzir um filme que fosse ao mesmo tempo apreciado por conhecedores da obra do Lima, mas que também pudesse estimular novos leitores. Além de ser um escritor extremamente criativo, Lima foi um dos primeiros autores brasileiros a encarar a literatura como um campo de resistência: ele criticou de forma severa e explícita o racismo, a violência contra as mulheres e os abusos de uma república militarista, questões políticas e sociais muito presentes em nosso dia-a-dia 100 anos após a sua morte”, observa Grota, que teve a ideia de realizar o documentário em 2018 após ler um livro do escritor paulista João Antônio (1937-1996) sobre Lima.

Novas exibições
Após a estreia do dia 24/10, “Noite e Dia – Lima Barreto, Obra & Vida” será exibido novamente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no dia 31/10, às 13h30, no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta – Anexo IV. Em Londrina, a estreia será no dia 19/11, na noite de encerramento do 25º Festival Kinoarte de Cinema, no Espaço Villa Rica. Produzido com recursos do Governo Federal via Ancine/FSA/BRDE, o filme irá estrear no Canal Curta! em fevereiro de 2024. 

NOITE E DIA – LIMA BARRETO, OBRA E VIDA
2023, doc, 115 min
Equipe
Direção & Roteiro: Rodrigo Grota
Textos: Lima Barreto
Produção: Guilherme Peraro
Pesquisa & Assistência de Direção: Roberta Takamatsu
Direção de Fotografia: Anderson Craveiro, André Senna & Carlos Ebert, ABC
Lettering, Cartaz & Animações: Guilherme Gerais
Direção de Arte: Julio Vida & Leonardo Paloco
Direção de Produção: Eddie Mansan & Gabriela Husein
Elenco: Luan Valero (Lima Barreto mais velho), Tiago Daniel (Lima Barreto mais novo), Luli Rodrigues (Clara dos Anjos), Guilherme Kirchheim (Policarpo Quaresma), Thainara Pereira (Evangelina de Lima Barreto), Gustavo Garcia (Cassi Jones) e Adriano Gouvella (Narrador do romance Clara dos Anjos)
Entrevistas com: Alexandre Juliete Rosa, André Luiz Dias Lima, Augusto Massi, Beatriz Vieira de Resende, Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo, Catherine Nikole da Cruz, Clara Ávila Ornellas, Denilson Botelho, Etro Luiz Minarini, Hilton Cobra, Jean Pierre Chauvin, Paola Menezes, Paulo Roberto Pires, Rachel Teixeira Valença, Rafael de Luna, Salloma Salomão e Tom Farias
Cenotécnico: Luiz Eduardo Pires
Figurinistas: Barbara Doria, Gabriel Alves & Leonardo Paloco
Maquiagem: Daira Adelaide
Cabeleireiro: Vitor Miranda
Técnico de Som Direto: Giovani Nori
Gaffer: Luiz Rossi
Operação de Câmera: Anderson Craveiro, André Senna, Carlos Ebert, Guilherme Mortean, Guilherme Peraro, Luiz Rossi
Steady Cam: Manoel Coimbra
Fotos Still & Making of: Denise Pimenta
Primeiro Assistente de Fotografia: Guilherme Mortean
Assistente de Gaffer: Elvis Guizelini
Assistente de Pesquisa: Karoline Rodrigues
Assistente de Som Direto: Menor NPR
Assistentes de Arte: Maju Esteves & Victor Laffranchi
Assistente de Cenotécnico: Camila Sampaio
Assistente de Produção: Maria Vitória Ticiani
Assistente de Produção Executiva: Lucas Clausen
Estagiárias de Arte: Bianca Catalani & Sofia Cornwell
Montagem: João Vítor Moreno
Trilha Sonora Original: Otavio Santos
Música Adicional: André Siqueira
Artista de Foley & Mixagem de Foley: Caio Henrique Freitas
Edição & Desenho de Som: Otavio Santos
Edição de Diálogo & Mixagem: Felipy Andrade, A3pS
Color & DCP: Bruno Baltarejo
Agradecimentos: Centro de Artes da UFF, Escola Eleva, Hotel Triannon Paulista
Acessibilidade: Visual Libras
Produtora: Kinopus
Patrocínio: Governo Federal via FSA/Ancine/BRDE

Leave a comment