Mostra Bergman

O Sesi Cultura Londrina, em parceria com a produtora Kinopus, promove de 19 a 22 de setembro de 2017Mostra Ingmar Bergman – Um Filme é um Rosto. Composta por 10 filmes, a mostra tem como objetivo homenagear o cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), falecido há 10 anos (30 de julho de 2007).

Autor de mais de 40 filmes ao longo de sete décadas, Bergman conquistou os principais prêmios da história do cinema, incluindo o Oscar e as principais premiações nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza. Com forte influência de dramaturgos como Strindberg, Shakespeare e Ibsen, Bergman realizou filmes centrados em temas como a ausência de Deus, a falência das relações afetivas, e os demônios internos dos seus personagens. Parceiro de atores como Liv Ullmann, Erland Josephson, Max von Sydow, Bibi Andersson, Gunnar Björnstrand, Harriet Andersson e Ingrid Thulin, construiu uma das obras mais sólidas da história do cinema, com destaque para a impecável construção visual dos seus filmes, em parte realizados com o habitual diretor de fotografia Sven Nykvist.

A Mostra se inicia na terça, dia 19, com a exibição do filme Monika e o Desejo (1953), e se encerra na sexta, dia 22, com a exibição do filme Saraband (2003). A curadoria e apresentação dos filmes é do cineasta Rodrigo Grota, da produtora Kinopus. Todas as sessões contam com entrada franca.

// Programação

Dia 19, terça

19h30
Monika e o Desejo (1953, 96 min)*
O jovem Henrik se apaixona perdidamente por Monika, a moça da quitanda. Após Henrik ser despedido do emprego, o casal decide se isolar de todos, fazendo uma idílica viagem de barco pelas ilhas de Estocolmo durante as férias de verão. Monika engravida e a viagem termina. Monika e o Desejo é um dos principais filmes da fase da carreira do Ingmar Bergman dedicada à reflexão sobre as relações amorosas da juventude.
*Após a sessão haverá um bate-papo com a professora-doutora Bárbara Marques 

Dia 20, quarta

15h
Noites de Circo (1953, 93 min)
No interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo. O diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.

17h
O Silêncio (1963, 96 min)
Duas irmãs hospedam-se num hotel em um país europeu não-identificado à beira de uma guerra. A irmã mais velha e mais culta, Ester, tradutora de livros, é uma doente terminal. Seu medo da morte obscurece o relacionamento com a irmã mais nova, a bela Anna, que representa a parte carnal da dicotomia espírito/corpo. Anna negligencia o seu filho Johan, um garoto de cerca de 12 anos que vagueia pelo hotel quase deserto.

19h30h
Através de um Espelho (1961, 89 min)*
A história se passa no período de 24 horas e mostra os acontecimentos que envolvem uma família de quatro pessoas, de férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin, que sofre de esquizofrenia, ter recebido alta do sanatório onde estava internada. O marido de Karin, o médico Martin, conta ao sogro David que a doença da esposa é praticamente incurável. Enquanto isso, Minus, irmão adolescente de Karin, conta a ela sobre a falta de diálogo dele com o pai. David é um novelista atravessando um período de “bloqueio”. Ele reencontrara a família após um longo tempo de ausência, mas avisa que logo irá retornar a viajar. Com o passar do dia, a esquizofrenia de Karin se manifesta cada vez mais, afetando a todos na ilha.
*Após a sessão haverá um bate-papo com a pesquisador Gustavo Ramos de Souza

Dia 21, quinta

15h
A Hora do Lobo (1968, 90 min)
O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, retiram-se para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada “hora do lobo”, os medos de Johan podem se concretizar…


17h
Vergonha (1968, 103 min)
Para fugir da guerra, um casal de violinistas vive isolado numa ilha. Essa existência idílica acaba quando a casa deles é invadida por um grupo de soldados. Agora, eles terão de se defrontar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.

19h30
A Paixão de Anna (1969, 101 min)*
Depois do fim do casamento, Andreas (Max von Sydow) passa por uma fase de isolamento emocional, então ele decide se mudar para uma ilha no meio do Mar Báltico. Lá ele conhece Anna (Liv Ullmann), que assim como ele está sofrendo, só que por causa da morte do marido e do filho, que também se chamava Andreas. Os dois tornam-se amantes, mas para ambos é difícil esquecer o que aconteceu anteriormente em suas vidas, e Anna começa a ser atormentada por uma série de delírios. Enquanto isso, a ilha passa por um momento ruim também: animais estão sendo encontrados brutalmente assassinados, o que choca a população, que acreditam haver um maníaco entre eles.
*Após a sessão haverá um bate-papo com João Pedro Mussato

Dia 22, sexta

15h
Depois do Ensaio (1984, 70 min)
Num palco de teatro, depois do ensaio de sua nova montagem para O Sonho, de August Strindberg, um velho diretor teatral, Henrik Vogler, se recorda das antigas peças que dirigiu e de suas relações amorosas e familiares. Na sua obra mais confessional, Bergman reflete sobre o amor, a obsessão e a rejeição, desnudando seus personagens de forma perturbadora. No elenco, atuações primorosas de Erland Josephson (Cenas de um Casamento), Lena Olin (As Melhores Intenções) e Ingrid Thulin (O Rito).

17h
Na Presença de um Palhaço (1997, 119 min)
Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor ‘louco’ Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert.

19h30*
Saraband (2003, 107 min)*
Trinta anos após o divórcio, Marianne (Liv Ullman) impulsivamente decide visitar Johan (Erland Josephson) no seu isolado retiro no interior. Além da sua chegada, ela testemunha o relacionamento atormentado entre seu amargo ex-marido, seu odioso filho Henrik (Börje Ahlstedt) e uma neta de 19 anos, Karin (Julia Dufvenius). Incapaz de lidar com a recente morte de sua esposa, Henrik expressa seu sofrimento através de uma nada saudável obsessão com sua filha adolescente. Ignorando os protestos de seu filho, Johan oferece mandar a garota para um prestigiado conservatório de música, forçando Karin a escolher entre seu futuro promissor como uma violoncelista ou ficar com seu atormentado pai.
*Após a sessão haverá um bate-papo com o músico e crítico de cinema João Vítor Moreno

// Infos
MOSTRA INGMAR BERGMAN: UM FILME É UM ROSTO
De 19 a 22 de setembro de 2017
Local: Centro Cultural Sesi
Curadoria e Apresentação: Rodrigo Grota
Debatedores: Bárbara Marques, Gustavo Ramos de Souza, João Pedro Mussato e João Vítor Moreno
Realização: Sesi Londrina
Produção: Kinopus
Entrada franca em todas as sessões