Oficina de Interpretação para Cinema

Oficinas Kinopus // Oficina de Interpretação para Cinema, com Rodrigo Grota

A Oficina de Interpretação para Cinema é um curso prático promovido pela produtora Kinopus desde 2013. O objetivo é aproximar profissionais de teatro e de cinema para que mais atores possam trabalhar em projetos para cinema e TV. Para participar da Oficina não é necessária experiência anterior de atuação: “Estamos em busca de novos talentos“, explica o coordenador do curso, Rodrigo Grota.

O curso integra o calendário das Oficinas Kinopus, projeto de formação lançado em 2015 pela produtora londrinense e que já produziu trêss curtas-metragens: “Paixão Bandida”, “Não Tenha Medo Meu Rapaz” e “Do Lugar Onde Estou Já Fui Embora”.

A Oficina
O curso é totalmente prático. A partir de conceitos e experiências de cineastas como Ingmar Bergman, Elia Kazan, John Cassavetes e Krzysztof Kieslowski são realizados exercícios com os atores sempre em dupla. As cenas são escritas especialmente para cada edição da Oficina. Nos três primeiros dias de aula, os alunos ensaiam as cenas, contando com a direção do professor. No quarto dia de Oficina os exercícios são gravados tanto por uma câmera como por equipamento profissional de áudio. No quinto e último dia da Oficina os exercícios são vistos e analisados pelo professor.

Método
Ao longos das aulas serão trabalhados os seguintes tópicos:
A compreensão do ator diante da dramaturgia apresentada;
A relação do ator diante da câmera: sua expressão física, vocal e o seu olhar;
Técnicas do ator: ações de controle x descontrole, consciência x inconsciência;
Diferentes escolas: Lee Strasberg, Stella Adler, Sanford Meisner;
Estudos para o ator: leituras, filmes, outras linguagens – a arte de observar;
A construção da linguagem cênica diante da câmera: vontade de imersão x o incidental.

Vídeo Portfolio
Os alunos receberão um arquivo de Vídeo HD com a sua cena gravada que poderá ser usada posteriormente tanto como Portfolio como parte integrante do seu currículo. Além de um Certificado emitido pela produtora Kinopus, os alunos receberão também uma Apostila com o conteúdo ministrado em sala de aula.

Sobre o professor
O cineasta Rodrigo Grota ministra a Oficina de Interpretação para Cinema desde 2013. Diretor de 13 filmes e ums série de TV, ele conquistou mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, com destaque para 13 prêmios no Festival de Gramado e 3 Prêmios da ABC (Associação Brasileira de Cinematografia). Seu primeiro longa-metragem, Leste Oeste (2016, 86 min), conquistou os Prêmios de Melhor Ator (para Felipe Kannenberg) e Melhor Atriz (para Simone Iliescu) no Cine PE 2016 – Festival Audiovisual de Pernambuco. Seus filmes foram exibidos em sessões especiais na Cinemateca Francesa, na TV (Globo, TV Cultura, ESPN, Universal Channel e Canal Brasil) e receberam elogios em publicações como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, e O Globo. Fundador da Kinoarte, instituto no qual trabalhou por 10 anos, ele é sócio da produtora Kinopus.

Histórico das Oficinas
2016 Oficina Cultural Tarsila do Amaral, em Marília, SP
2015 Sesc Londrina Cadeião Cultural, PR
2015 Mosca 10 – Mostra Audiovisual de Cambuquira, MG
2015 Centro Cultural Sesi, em Londrina, PR
2014 Centro Cultural Sesi, em Londrina, PR
2013 Oficina Cultural Tarsila do Amaral, em Marília, SP

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s