Curtas londrinenses ‘Blackout’ e ‘Pés que Sangram” serão no Olhar Internacional de Cinema

Os curtas-metragens “Blackout“, escrito e dirigido por Rodrigo Grota; e “Pés que Sangram“, escrito e dirigido por Roberta Takamatsu, foram selecionados para a 12a edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Ambos os filmes contam com produção de Guilherme Peraro e serão exibidos, em caráter competitivo, na mostra Mirada Paranaense.

Rodado em setembro de 2021, “Blackout” (2022, fic, 15 min) já foi exibido em São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Ribeirão Preto e Ponta Grossa, em festivais como o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Cine Fantasy, Cine dos Campos e Festival Kinoarte de Cinema. Produzido pela Kinopus, o curta foi indicado ao Gran Premio Fant Latam 2023, e está pré-indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023, premiação realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema. No elenco estão Luiza Quinteiro, Tiago Daniel & Thainara Pereira. Em Curitiba, “Blackout” será exibido presencialmente nos dias 17 e 20 de junho.

Rodado entre setembro e outubro de 2021, “Pés que Sangram” (2022, fic, 14 min) já foi exibido em São Paulo, Londrina e Tiradentes, quando estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes. Produzido pela Filmes com Saquê, o curta marca a estreia de Roberta Takamatsu na direção e conta com elenco formado por Mariana Chinchilla & Thainara Pereira. Em Curitiba, “Pés que Sangram” será exibido presencialmente nos dias 18 e 21 de junho.

Os diretores Rodrigo Grota & Roberta Takamatsu estarão presentes para apresentar o filme nos dias 17 e 18 em Curitiba. Ambos os curtas foram rodados em contexto de pandemia e contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina a partir do Edital de Arranjos Regionais promovido pelo Governo Federal/Ancine/FSA/BRDE. Durante o Olhar de Cinema ambos os curtas também serão exibidos em sessões itinerantes pelo interior do Estado e também estarão disponíveis na plataforma online do festival.

“Blackout” será o sexto curta de Grota a ser exibido no Festival Internacional de Curitiba: ele já havia exibido os curtas da Trilogia do Esquecimento (“Satori Uso”, “Booker Pittman”, “Haruo Ohara”), “Jardim Tókio” e “O Castelo” – este último conquistou o prêmio de Melhor Filme da Mirada Paranaense em 2013. Esta será a estreia de Roberta Takamatsu no festival.

Confira abaixo mais informações sobre os dois curtas:


BLACKOUT, de Rodrigo Grota
2022, fic, cor, 15 min
Com Luiza Quinteiro, Tiago Daniel & Thainara Pereira
Sinopse
Em um futuro incerto, a misteriosa Maya ajuda Yuri a procurar pela sua mãe nas ruínas de um hotel destruído por um meteoro. “Não teremos tudo demolido se não demolirmos inclusive as ruínas”.
Infos
Projeto aprovado no Edital de Arranjos Regionais promovido pela Prefeitura de Londrina em parceria com a Ancine/FSA/BRDE. O curta é uma primeira aproximação do universo da série Miss California, projeto a ser desenvolvido pela Kinopus em 2022 com apoio da Ancine/FSA/BRDE & Prefeitura de Londrina.
Equipe
Direção & Roteiro: Rodrigo Grota
Produção: Guilherme Peraro
Produção Executiva: Rodrigo Grota
Elenco: Luiza Quinteiro (Maya), Tiago Daniel (Yuri), Thainara Pereira (Karen, mãe de Yuri), Fernando Alves Pinto (Andrei, cientista), & Luli Rodrigues (Susana, irmã de Karen)
Direção de Fotografia: Guilherme Gerais
Direção de Arte & Figurino: Julio Vida
Maquiagem: Evi Chaiben
Trilha Sonora Original: Rodrigo Guedes
1ª Assistente de Direção: Roberta Takamatsu
2ª Assistente de Direção & Continuísta: Raquel Deliberador
Operação de Câmera: Guilherme Gerais (Câmera 1) & Guilherme Peraro (Câmera 2)
Gaffer: Ricardo Costa Barros (Carioca)
Imagens Adicionais: Acervo Kinopus & Filmes com Saquê
Desenho de Som: Rodrigo Grota
Pós Produção de Som: Felipy Andrade & Otávio Santos (Overdub)
Montagem: João Vítor Moreno & Rodrigo Grota
Color & DCP: Bruno Baltarejo
Projeto Gráfico: Rodrigo Grota
Cartaz & Lettering: Guilherme Gerais
Produtora: Kinopus
Apoio: NPD – Núcleo de Produção Digital Londrina
Agradecimentos: Fazenda Yara, Filmes com Saquê, Ivan Lima (Nasa), Espaço Villa Rica
Patrocínio: Prefeitura de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura de Londrina/Promic//FSA/Ancine/BRDE/Governo Federal/Ministério do Turismo
Premiações
Curta Brasileiro indicado ao Gran Premio Fant Latam 2023


PÉS QUE SANGRAM, de Roberta Takamatsu
2022, fic, cor, 14 min
Com Mariana Chinchilla, Thainara Pereira, Ondina Takamatsu & Jojo
Sinopse
As irmãs Clara e Aurora percorrem fotos de família em busca de respostas sobre sua mãe. Um cão observa e acompanha tudo de perto, antecipando os tremores de terra e as tentativas de apagamento. São as coisas estranhas que ocorrem no verão…
Infos
Trata-se da segunda produção da Filmes com Saquê, produtora criada em Londrina em janeiro de 2018, e que em 2023 está produzindo a série documental “Dramaturgias” – uma jornada pela história do teatro brasileiro. Produzida com patrocínio da Prefeitura de Londrina, Governo Federal, Ancine/FSA/BRDE via edital de Arranjos Regionais, “Pés que Sangram” foi escrito e dirigido por Roberta Takamatsu. Antes ela havia sido idealizadora e roteirista da série “Super Família” (2019), do longa “Passagem Secreta” (2021), e do curta “Pequenos Delitos” (2020). O filme teve uma pré-estreia no Festival Kinoarte de Cinema em novembro de 2022 e em janeiro de 2023 foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes em Minas Gerais.
Equipe
Direção & Roteiro: Roberta Takamatsu
Produção Executiva: Guilherme Peraro
Direção de Produção: Jackeline Seglin
Direção de Fotografia & Cartaz: Guilherme Gerais
Direção de Arte & Figurino: Julio Vida
Gaffer: Ricardo Costa Barros (Carioca)
Maquiagem: Evi Chaiben
Assistência de Direção & Colaboração na Montagem: Raquel Deliberador
Montagem, Color & Desenho de Som: Rodrigo Grota
Pós de Som: Felipy Andrade & Otávio Santos (Overdub)
Agradecimentos: Fernanda Yuri Takamatsu & Renata Landgraf

Leave a comment