Sessão Kinopus exibe Eraserhead, de David Lynch, no dia 13/11

Sessão Kinopus exibe no dia 13 de novembro, no Centro Cultural Sesi – Associação Médica De Londrina (Praça 1º de Maio, 130, Centro – em frente à Concha Acústica) a partir das 19h, o filme Eraserhead (1978, 89 min), o primeiro longa do realizador americano David Lynch (1946), um dos grandes nomes do cinema de invenção contemporâneo, conhecido por filmes como Blue Velvet (1986), Estrada Perdida (1997) e Mulholland Drive (2001). A exibição celebra os 40 anos do lançamento comercial desse filme e conta com entrada franca – os ingressos podem ser retirados com 1 hora de antecedência no local. Logo após a sessão haverá um debate com a presença de dois especialistas na obra de Lynch: a diretora de arte Louisa Savignon e o roteirista e diretor Auber Silva, ambos do curta Nigredo. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

Sobre Eraserhead
Henry Spencer vive em uma cidade industrial, em meio à fumaça, ao barulho e a prédios abandonados. Nesse cenário desolador, ele tem estranhas visões enquanto tenta sobreviver à raiva da namorada, Mary X, e aos gritos incessantes de seu filho recém-nascido, uma criança mutante. Preservado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com financiamento de Hollywood Foreign Press Association e The Film Foundation. Em seu primeiro longa-metragem, David Lynch já demonstrava o que viria a ser no mundo cinematográfico. Para muitos, inclusive é o melhor filme de sua carreira.

Sobre Lynch
Nasceu nos Estados Unidos em 1946. Estudou pintura e começou no cinema nos anos 1960, com curtas experimentais como The Alphabet (1968) e The Grandmother (1970). Seu primeiro longa-metragem foi Eraserhead. Durante a carreira recebeu três indicações ao Oscar de direção, por O Homem Elefante (1980), Veludo Azul (1986) e Cidade dos Sonhos (2001). Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes com Coração Selvagem (1990). Também dirigiu os longas Duna (1984), Estrada Perdida (1997), História Real (1999) e Império dos Sonhos (2006). Na década de 1990, criou a série Twin Peaks, que também deu origem ao longa Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992).

Trailer

Criada em abril de 2015, a Sessão Kinopus é uma iniciativa da produtora Kinopus com apoio do Sesi Londrina e tem como objetivo trazer a Londrina filmes que não chegaram ao circuito comercial, promover estreias de filmes locais, além de contribuir para a formação de público e estimular a reflexão sobre o cinema, sua linguagem e a sociedade. Todas as sessões contam com entrada franca. A exibição do filme Eraserhead será a 34ª edição do projeto. A SK ficará de recesso por 3 meses e só voltará em março de 2019.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s