Inscrições abertas para Curso de História do Cinema com Rodrigo Grota

Estão abertas as inscrições para o Curso de Introdução à História do Cinema que será ministrado pelo cineasta Rodrigo Grota neste sábado, dia 29.09, no Sesc Londrina Cadeião Cultural. Com vagas limitadas e inscrição gratuita, o curso tem caráter introdutório e será realizado das 10h às 13h e das 15h às 18h. Essa é a terceira vez que Grota ministra esse curso em Londrina: as edições anteriores foram realizadas em 2003 e 2007.

Como fazer a Inscrição
A inscrição pode ser feita de duas formas: por telefone e presencial. Para quem já tem a carteirinha do Sesc válida e atualizada, é só ligar, informar o CPF e se inscrever. Para quem não tem a carteirinha é necessário ir ao Sesc Cadeião, fazer a sua carteirinha e só então se inscrever. O processo de cadastro para a emissão da carteirinha é simples: se a pessoa for empresária (serve MEI), trabalhadora do comércio ou dependente (filho, pai, mãe, cônjuge) não paga nada. Os demais que não se encaixam nas categorias citadas precisam pagar R$ 11,80 pela emissão da carteirinha. Qualquer dúvida, o Sesc Cadeião atende pelo telefone (43) 3572 7700 de terça a sexta, das 10h às 21h; e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Sobre o Curso
O curso irá mostrar a história do cinema a partir de quatro períodos históricos: o cinema inicial (de 1895 a 1915), o cinema clássico (de 1915 aos anos 1940), o cinema moderno (a partir dos anos 1940) e o cinema contemporâneo (a partir dos anos 1960). A ideia é mostrar de que forma a linguagem cinematográfica passou por transformações a partir de uma série de momentos decisivos: a invenção do cinematógrafo no séc. 19, os truques do francês Méliès, a consolidação da narrativa clássica com D. W. Griffith, as teorias e experimentos de montagem com os russos Eisenstein, Pudovkin e Vertov, a construção do espaço e da luz a partir dos alemães Lang, Murnau e Sternberg, o cinema poético de Vigo, Buñuel e Epstein, a reinvenção da comédia em Chaplin, Keaton e Lloyd, a construção do cinema de gêneros em diretores como Hawks, Walsh, Tourneur e Hitchocock, o advento do cinema moderno em Welles, Renoir e Rossellini, os novos movimentos na Europa (neo-realismo, nouvelle vague), no Brasil (cinema novo), os diretores de obras inclassificáveis (Bergman, Tarkovsky, Bresson, Resnais, Kubrick), o cinema de ator de John Cassavetes, Philippe Garrel e Maurice Pialat, o cinema marginal brasileiro de Bressane, Sganzerla e Tonacci, o cinema italiano pós neo-realista de Pasolini, Zurlini, Antonioni, Visconti e Fellini, o cinema surreal de Lynch, Jodorowsky e Cronenberg, os alemães Herzog, Fassbinder e Wenders, a escola britânica (Lean, Reed), a estética do século 21 com Martel, Gomes, Kar-Wai, Von Trier, Arnold, entre outros.

Sobre Rodrigo Grota
Rodrigo Grota é diretor de cinema e sócio da produtora Kinopus. Dirigiu 15 projetos, incluindo os curtas da Trilogia do Esquecimento, o longa Leste Oeste e a série Super Família. Seus filmes conquistaram mais de 60 prêmios, contam com exibições em 15 países – incluindo sessões especiais na Cinemateca Francesa e no Japão -, e também foram analisados em trabalhos acadêmicos, com destaque para um livro lançado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Formado em Jornalismo, Grota é especialista em Filosofia, Mestre e Doutorando em Literatura. Fundador da Kinoarte, instituto que coordenou por 10 anos, é também professor, curador de Mostras e coordenador do Dramátika – Núcleo de Cinedramaturgia. Desde 2003 ministra cursos teóricos e práticos, com destaque para oficinas de Direção, Roteiro, Montagem, História do Cinema e Interpretação para Cinema.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s