Dramátika – Inscrições abertas até domingo: curso para atores une cinema e teatro

Estão abertas até o dia 04 de março (domingo) as inscrições para o Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika, que terá a primeira edição em 2018 no Centro Cultural SESI/AML. Idealizado pelo cineasta e roteirista Rodrigo Grota em parceria com o Sesi Cultura, o Núcleo de Cinedramaturgia DRAMÁTIKA terá a sua primeira edição em 2018 com o intuito de aproximar os profissionais de Cinema e Teatro de Londrina & região. Com o suporte logístico e técnico da produtora Kinopus, o Núcleo DRAMÁTIKA se divide em duas etapas: em sua primeira fase, serão realizadas cinco leituras dramáticas de textos teatrais, seguidas pela exibição de filmes que foram adaptados para o cinema a partir desses textos. Na segunda etapa do projeto, o coordenador do Núcleo DRAMÁTIKA, Rodrigo Grota, ao lado de outros quatro diretores convidados (Guilherme Peraro, Jackeline Seglin, Marina Stuchi e Renato Forin Jr.), vão conduzir os alunos na criação e desenvolvimento de 5 cenas curtas de até 15 minutos de duração.

Essas 5 cenas serão escritas e dirigidas por estes diretores e contarão com no mínimo 2 e no máximo 5 atores entre os alunos selecionados para o Núcleo. Ao final desta segunda etapa, essas 5 cenas serão filmadas e apresentadas ao público em seus dois formatos finais: um filme de longa-metragem e uma peça de teatro. O projeto também conta com colaboração do diretor de arte Julio Vida e da figurinista Thaís Blanco“O Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika nasce com o objetivo de estreitar as relações entre os profissionais de cinema e teatro de Londrina e região. A ideia é contribuir para que cada vez mais atores de teatro trabalhem também em projetos ligados ao audiovisual, ao integrar as duas linguagens”, explica Rodrigo Grota.

De acordo com o cineasta, o Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika não é destinado a diretores, roteiristas e/ou dramaturgos, e sim para atores e não-atores maiores de 18 anos, residentes de Londrina ou de outras cidades do Paraná. “As atividades têm caráter introdutório, dessa forma, os interessados que não têm experiência em atuação, ou que não são alunos de artes cênicas, também podem se inscrever. Trata-se de um curso essencialmente prático, tanto na primeira fase (leituras dramáticas) quanto na segunda (ensaios e gravações)”, diz.

As inscrições gratuitas vão até o dia 4 de março e podem ser feitas no site www.sesipr.org.br/cultura. Caso o proponente seja selecionado no ato da matrícula será cobrada uma taxa única de R$80,00, com pagamento via boleto bancário. Trabalhadores da indústria e seus dependentes terão 50% de desconto.

Sobre Rodrigo Grota – Ao longo da sua carreira, dirigiu 13 projetos, entre filmes e séries de TV, conquistando mais de 50 prêmios. Seus filmes foram exibidos em 14 países, incluindo sessões especiais na Cinemateca Francesa e em exposições de artes visuais no Japão e na França. Grota é sócio da produtora Kinopus, onde atualmente se dedica a projetos para Cinema e TV.

Sobre os diretores convidados

Guilherme Peraro
Produtor, sócio-fundador da Kinopus, roteirista e diretor. Produtor dos longas Leste Oeste, Assalto à Brasileira, Passagem Secreta e Las Preñadas, das séries de TV Brincando com a Ciência, Super Família e Cientistas Brasileiros; e de variados curtas, entre eles os filmes que integram a Trilogia do Esquecimento (Satori Uso, Booker Pittman, Hauro Ohara), a coprodução com a França Mister H, e os docs Andrea Tonacci (Canal Brasil) e O Nadador (ESPN). Diretor dos curtas-metragens Pressa e Parque Guanabara. Corroteirista do curta Parque Guanabara e do longa Sertão de Sangue.

Jackeline Seglin
Atriz, diretora de Produção, roteirista e diretora. Escreveu e dirigiu o curta-metragem O Retrato. Diretora de produção e produtora de finalização da série Super Família. Jornalista, atriz de teatro, fundadora da companhia teatral Boca de Baco, que já conta com mais de 25 anos de trajetória em Londrina, tendo participado de festivais nacionais e internacionais.

Marina Stuchi
Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem pesquisa na área de dramaturgia e cinema, analisando a linguagem cinematográfica na obra teatral de Nelson Rodrigues. Atua como produtora de cinema e publicidade, roteirista, produtora de elenco, produtora de set, atriz e professora de teatro.

Renato Forin Jr.,
Mestre e doutor em Letras pela UEL, com pesquisa ligada à canção e ao teatro contemporâneo. Realizou doutorado sanduíche no Institut d’Études Théâtrales, da Sorbonne Nouvelle. É dramaturgo, diretor e ator (DRT 30038) do Agon Teatro, grupo para o qual escreveu “OVO”, texto vencedor dos Prêmios Literários 2017. Jornalista, assina a coordenação de comunicação do Festival de Dança de Londrina. Em 2017, foi ganhador do Prêmio Jabuti (categoria Adaptação) com o livro-CD “Samba de Uma Noite de Verão”.

Sobre os Colaboradores do projeto

Júlio Vida é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina. Diretor de Arte da série de TV ficcional infantil Super-Família!, composta por 26 episódios de 13 minutos cada. A série deve estrear no circuito nacional de TVs públicas no 2º semestre de 2018. Diretor de arte dos curtas Pequenos Delitos, de Rodrigo Grota, e Astro Negro, de Gustavo Nakao, filmes que serão rodados no 1º semestre de 2018. Como cenógrafo, desde 2013 Julio Vida desenvolve trabalhos para exposições, peças teatrais e projetos ligados à moda.

Thais Blanco é graduada em Design de Moda pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e atua desde 2011 como figurinista em campanhas publicitárias e obras de audiovisual. Entre as principais realizações, destacam-se os trabalhos assinados em curtas metragens de produtoras locais e a assistência de figurino na série de TV “Super Família”, produzida pela Kinopus Audiovisual no ano de 2017.

Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika
Inscrições: até 04/03 pelo site www.sesipr.org.br/cultura
Classificação: 18 anos
Valor: a inscrição é gratuita, porém, caso o proponente seja selecionado, no ato da matrícula será cobrada uma taxa única de R$80,00 via boleto bancário (trabalhadores da indústria e seus dependentes terão 50% de desconto).
Início dos encontros: março de 2018
Informações: sesiculturalondrina@sesipr.org.br
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Telefone: (43) 3322 3231

Mais informações:
http://www.sesipr.com.br/cultura/
https://www.facebook.com/sesiculturapr/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s